Existe um mínimo de potência para pilotar nas rodovias brasileiras?

Existe um mínimo de potência para pilotar nas rodovias brasileiras?

A sensação de liberdade proporcionada pela sua Honda é indescritível e incomparável, não é mesmo? E quem nunca sonhou em desbravar o Brasil de Norte a Sul em cima da sua motocicleta? Saiba que, mesmo nas motocicletas de baixa cilindrada, é possível transformar este sonho em realidade. Confira neste artigo alguns pontos que devem ser levados em consideração antes de pegar as rodovias Brasil afora.

Primeiro de tudo: tenha em mente que pilotar uma motocicleta de baixa cilindrada te deixa mais vulnerável e frágil nas rodovias, mas não deixe que este detalhe limite o seu sonho: você pode optar por rotas alternativas, que com certeza agregarão à sua viagem lugares incríveis e desconhecidos, mesmo que aumentem o seu tempo de percurso até seu destino.

Em algumas localidades do Brasil, as motocicletas de baixa cilindrada são, por muitas vezes, o único meio de transporte de um ponto a outro, o que as torna um instrumento de cidadania e integração para os brasileiros. 

Quando as cidades e vilarejos são afastadas por muitos quilômetros e a frota de ônibus intermunicipais não basta, as valentes motocicletas Honda, entre altas e baixas cilindradas, vão mesmo para a estrada. Se, para você, também é inevitável encarar a estrada, procure limitar ao máximo o seu percurso nela, buscando por caminhos alternativos, se possível.

Uma Honda Biz 125, com suas 124,9 cilindradas, por exemplo, pode viajar do Rio de Janeiro a Fortaleza sem nenhum empecilho da lei. Mas, neste caso, tenha em mente que pode ser perigoso rodar por vias em que o limite de velocidade, muitas vezes, é igual ou superior à velocidade máxima que algumas motocicletas de baixa cilindrada alcançam. 

É na hora de enfrentar aclives e declives, realizar ultrapassagens e até mesmo para manter a velocidade de fluxo do trânsito na via que você pode ter problemas. A Biz, Pop e a scooter Elite 125 foram projetadas para ambientes urbanos, e não possuem a reserva de potência necessária para tais trajetos.

Mas, apesar de tudo isso, a única restrição do Código de Trânsito Brasileiro, o CTB, a respeito das cilindradas dos veículos nas rodovias federais e estaduais é sobre os ciclomotores que, de acordo com a regulamentação, devem ter, no máximo, 50cc e velocidade restrita a 50 km/h.

Gostou dessas dicas? Então está na hora de pegar a sua Honda e encarar uma viagem pelo país. Mas, antes de pegar a estrada com a sua Honda, entre em contato com a STR Motos e agende uma revisão preventiva para garantir a sua máxima segurança.

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